CANDIDATURA 2017
Todos Juntos Podemos Ler
(Candidatura de 14 de novembro a 13 de janeiro)
Equipa dinamizadora do projeto
- Prof Bibliotecária: Maria Teresa Tomás Jorge Pedro
- Coordenadora da Educação Especial: Paula Ferrinho
- Coordenadora Grupo disciplinar de Português: Sílvia Domingos
- Coordenadora do 1º Ciclo: Ana Tendinha
- Coordenadora do Ensino Pré-escolar: Ana Pité
Título: “Ler é para Todos”
Objectivos:
Objectivo 1: Promover o trabalho articulado e colaborativo dos diversos atores educativos das várias escolas do Agrupamento no sentido de desenvolver atividades práticas inclusivas na biblioteca escolar, tornando-se estas pilares no desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos;
Objectivo 2: Proporcionar aos alunos a realização de atividades na Biblioteca Escolar adequadas às suas necessidades e interesses, e a sua participação em concursos escolares ou concelhios que promovam o alargamento das suas competências culturais, pessoais e sociais, contribuindo para a sua integração plena na escola e no meio envolvente;
Objectivo 3: Preparar a integração de todos os alunos em projetos de leitura europeus, através de portais como o eTwinning, possibilitando o contacto entre alunos e professores, com os quais o agrupamento estabelece parcerias.
Ações a desenvolver
- Realização de uma reunião de trabalho por período entre os elementos da equipa responsável a fim de planificar o trabalho que irá ser desenvolvido na BE, em articulação com as práticas de sala de aula;
- Integração de todos os alunos nos diversos concursos de leitura realizados a nível da escola e/ou do concelho sobre as obras trabalhadas, utilizando questionários online e ferramentas web2 (ex. kahoot,...);
- Dinamização da hora do conto digital, adaptada a todos os alunos;
- Promoção de sessões de jogos digitais de reeducação da leitura para todos os alunos;
- Adaptação de obras e realização de atividades inclusivas (SPC) de leitura através da utilização de software adaptado às necessidades específicas dos alunos;
- Disponibilização de todos os materiais produzidos e das atividades realizadas no Blogue da biblioteca, no blogue de educação especial, no facebook, google+, twitter e no sapocampus da RBE;
- Divulgação das atividades desenvolvidas no Jornal "Posal do Algarve" e nas redes sociais;
- Gravação de relatos, recontos, leituras realizados pelos alunos envolvidos;
- Criação de um portfólio gráfico com o relato das atividades desenvolvidas na Biblioteca Escolar e/ou noutros núcleos, recorrendo a legendas contextualizadoras e sequenciais, que desenvolvam a capacidade de escrita e de leitura;
Produtos/Recursos:
- Planificações do trabalho desenvolvido;
- Histórias em formato SPC;
- Registos áudio de relatos, recontos, leituras realizados pelos alunos envolvidos;
- Portfólio gráfico com o relato das atividades desenvolvidas.
Avaliação:
- Tabelas de autoavaliação do projeto, onde cada aluno expresse a sua adesão e motivação;
- Estatísticas relativas à utilização dos materiais;
- Número de materiais produzidos e disponibilizados nos blogues a outros profissionais da área.
Parcerias:
- Autarquia (aquisição de equipamentos e disponibilização de espaços e recursos)
- Centro de Saúde (sessões práticas sobre higiene e segurança);
- Associação de cariz cultural “Gorda” (aquisição de jogos didáticos);
- Jornal “Postal do Algarve” (divulgação do projeto);
- Comunidade eTwinning (estabelecimento de contactos com alunos e professores de outros países europeus).
Sem comentários:
Enviar um comentário